"Quer você goste ou não, alcançar e ensinar as crianças do mundo de hoje é uma questão de vida ou morte.
Que você seja encontrado fiel enquanto transmite a Palavra da Vida para uma geração em perigo." (Warren W. Wiersbe)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

“Prega a Palavra, insta quer seja oportuno quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longaminidade e doutrina.”

POR QUE AS CRIANÇAS PRECISAM SER EVANGELIZADAS?

Observando a Escola Bíblica Dominical, nos últimos tempos, tenho perguntado a mim mesma “Estas crianças sabem o real sentido de estarem aqui?” “Elas têm consciência da condição de pecadores (que é de todos nós)?”. “Será que alguém já expôs o plano de salvação claramente para elas, ou estão somente “igrejadas”?”.
Gostaria de colocar algumas verdades bíblicas.
A Bíblia é muito clara quando expõe em Romanos 03:23 que “todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus”. É da condição humana independente da idade, o estar em pecado e a necessidade da manifestação do poder de Deus sobre nós. Será que já demos oportunidade para que nossas crianças saibam que nasceram em pecado e é essencial a presença Dele nelas e em todos nós? Todos estão perdidos sem Cristo, inclusive os pequeninos.
Uma criança espiritualmente morta (sem salvação) não pode entender o que a bíblia diz “Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” I Co. 02:14. Então do que adianta histórias e mais histórias bíblicas, sem que haja aproveitamento espiritual por parte das crianças? Como o Espírito pode tocar numa alma espiritualmente morta? Serão somente “estórias” e o coração da criança poderá se tornar endurecido à medida que ela escuta, mas não existe oportunidade de entender, ou de responder o clamor do seu coração à salvação.
O Senhor Jesus afirma em Mateus 18:14 que as crianças podem ser salvas por Ele. Não é da vontade de Deus que nenhuma criança se perca e Ele mesmo as convida para ir ao encontro Dele. “O Senhor não retarda sua promessa ainda que alguns a tem por tardia: porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, mas que todos venham a arrepender-se.” II Pedro 03:09. A morte de Cristo na cruz foi para todos nós, inclusive para as crianças.
Depois que o plano de salvação for devidamente exposto a uma criança e ela aceitar, é inerente que ela seja discipulada, pois em Mateus 28:19 e 20, afirma que devemos pregar o evangelho a TODA criatura e ensinar a guardar TODOS os mandamentos que Ele nos deixou. Depois da certeza da salvação, aí sim devemos edificar a criança sobre um bom fundamento que é Jesus Cristo. Para andar com Ele a criança precisa estar com Ele em seu coração. “Como pois recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim andai Nele, arraigados e sobreedificados Nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ações de graça.” Colossenses 02:06 e 07.
O bom fundamento ajuda a criança a enfrentar situações difíceis, porque muitas vezes em seu lar existe uma instabilidade que pode gerar conflitos e dúvidas, mas sabendo que pode clamar ao Senhor a criança aprenderá a depender Dele em qualquer circunstância.
Gostaria ainda de lembrar de que há uma urgência na evangelização e edificação das crianças, uma vez que enquanto pequena ela é mais humilde para reconhecer sua condição de pecadora. Ela geralmente está menos emaranhada nos laços que o mundo oferece (fama, dinheiro, prostituição, idolatria). Além disso o diabo tem se levantado para arrebanhar o máximo que puder nesta nova geração, pois sabe que a volta de Cristo está agora “mais perto do que quando no princípio cremos”.
“Vai alta noite e vem chegando o dia, deixemos, pois as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente como em pleno dia. Não em orgias e bebedices, não em contendas e ciúmes, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” Romanos 13:12-14. Vamos pagar um preço em oração e dedicação a expansão do Reino para que estes versículos se façam verdade na vida das nossas crianças.
No amor Dele,

Rosalee Lage Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário